Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
15/05/2012

Brasil Carinhoso, Boa Vista e Amajari foram contempladas

Brasília - O senador Romero Jucá (PMDB/RR) participou, ao lado da presidente Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (14), da cerimônia de lançamento do programa de Atenção Básica à Primeira Infância, o Brasil Carinhoso, que vai beneficiar 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza, em especial do Norte e Nordeste do país, como ressaltou a presidente da República. O Brasil Carinhoso faz parte do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal.

O plano reúne ações voltadas para crianças de 0 a 6 anos, nas áreas social, com a ampliação do Bolsa Família, da educação, com o aumento da oferta de vagas nas creches, e da saúde, oferecendo suplementação de vitamina A, ferro, e medicação gratuita contra asma. "Em Roraima, mais de 45 mil famílias são atendidas hoje pelo Bolsa Família. Vamos ficar atentos aqui, trabalhar e acompanhar essa ação do governo federal de perto para que a ampliação das famílias a serem atendidas aconteça o mais rápido possível", comentou Jucá.

Cada família que já recebe o benefício do Bolsa Família, mais que tenha crianças de 0 a 6 anos em situação de extrema pobreza terá um adicional de no mínimo R$ 70,00 por pessoa. O trabalho será coordenador pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. "Estou feliz com este anúncio, pois a decisão da presidente em priorizar os estados do norte e nordeste do país é fundamental para mudar este quadro triste da nossa infância. Nessas regiões estão concentradas 78/% das famílias em extrema pobreza do Brasil" disse Romero Jucá.

Roraima tem pouco mais de 76 mil pessoas que vivem na linha de miséria – de até R$ 70 per capita mensais. Dessas, mais de 50 mil estão no campo. Aproximadamente 45.105 famílias são atendidas pelo Programa Bolsa Família no estado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social.

Outro dos pontos fortes do Brasil Carinhoso será a construção de mais creches em todo o país. Durante o lançamento do programa, foi assinado um acordo com as prefeituras para a construção de mais 1.500 creches em todo o país. O governo federal vai repassar para as prefeituras os recursos para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas. Além disso, para cada criança do Bolsa Família matriculada, o município vai receber 50% a mais do valor que já é repassado pelo governo federal. Com isso, o governo quer estimular a matrícula de crianças do Bolsa Família nas creches de todo o país.

Creches para Roraima

Em Roraima, a previsão é de que sejam construídas, de acordo com o planejamento do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC 2, pelo menos mais 25 creches, sendo 16 em Boa Vista e outras nove espalhadas pelo interior do estado. Nesta terça (15) o Ministério do Desenvolvimento Social, já divulgou que Amajari receberá uma creche neste período inicial do projeto e o município de Boa Vista, outras quatro. Duas serão construídas no bairro Equatorial, uma no Silvio Botelho e uma no Bairro São Bento.

"Essa é uma medida de fundamental importância. Nosso estado precisa de mais creches e vamos cobrar que elas apareçam. É um compromisso com as mães que trabalham que tem que ser cumprido". Finaliza o senador Jucá.

Enviar comentário:



acompanhe o senador