Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
09/08/2012

Garimpeiros passam fome na mata

Garimpeiros passam fome na mata

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) pediu nesta terça-feira (7) a ação da Polícia Federal para retirar garimpeiros que se encontram isolados na reserva ianomâmi, em Roraima. Em ação recente do Exército e da PF para coibir o garimpo na reserva, aviões foram retirados e pistas foram destruídas.

– Não é possível que haja garimpo nessas áreas indígenas, mas ocorre um fato extremamente alarmante e preocupante: os aviões foram presos, mas muitos garimpeiros continuaram perdidos na área indígena ionomâmi – disse Jucá, que recebeu pedido de ajuda da Assembleia Legislativa de Roraima.

De acordo com o senador, há mais de 300 garimpeiros em comunidades indígenas sem alimentação e assistência médica.

- A mesma operação que proibiu o garimpo nessas áreas indígenas deve dar um jeito de retirar esses garimpeiros das comunidades indígenas através do apoio da FAB, do Exército, da Polícia Federal, no intuito exatamente de preservar o espaço indígena sem a presença desses garimpeiros e depois preservar a vida desses próprios garimpeiros que hoje correm risco de morrer de fome ou de algum tipo de doença – disse Romero Jucá.

Lei Maria da Penha

No mesmo pronunciamento, o senador comemorou os seis anos da criação da Lei Maria da Penha, que endureceu as penas para os crimes de violência doméstica. Jucá defendeu, no entanto, maior rapidez nos julgamentos desses crimes.

– O Brasil avançou, criou uma legislação dura. Agora, o governo e o Judiciário fazem mais um esforço e lançam uma campanha pela celeridade dos julgamentos. Exatamente para servirem de exemplo e para que diminua a impunidade – afirmou.

Enviar comentário:



acompanhe o senador