Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
06/09/2012

Mais de 605 mil agricultores recebem o Garantia-Safra em setembro

Foto: Divulgação - PR
Mais de 605 mil agricultores recebem o Garantia-Safra em setembro

Mais de 605 mil agricultores familiares de 736 municípios brasileiros receberão uma das cinco parcelas do pagamento do programa Garantia-Safra  em setembro. A Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), divulgou a autorização da transferência do recurso no Diário Oficial da União da última terça-feira (4).

Do montante total de agricultores, 95.633, localizados em 187 municípios, receberão neste mês a primeira parcela do programa. No valor total de R$ 680, o recurso beneficia os agricultores que tiveram perda constatada de, no mínimo, 50% na safra 2011/2012, em decorrência da seca. Os demais receberão o pagamento referente à segunda, terceira e quarta parcelas.  

De acordo com o secretário da SAF/MDA, Laudemir André Müller, o processo de verificação de perdas e de pagamentos foi antecipado neste ano. “Com esses recursos os agricultores têm mais condições de minimizar os efeitos da estiagem que, infelizmente, é muito severa. Estamos dando continuidade ao pagamento do benefício do Garantia-Safra que, até agosto passado, já havia contemplado mais de 500 mil agricultores do semiárido”, ressalta.

Depósito - O depósito das parcelas mensais será feito nas mesmas datas definidas pelos calendários de pagamentos dos benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. Os recursos disponibilizados pelo seguro são provenientes do Fundo Garantia-Safra, formado por contribuições da União, estados, municípios e agricultores familiares. Os agricultores que aderirem ao seguro nos municípios em que forem detectadas perdas da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas receberão a indenização do programa diretamente do governo federal. 

Agricultores atendidos pelo programa têm renda de até um salário mínimo e meio

O Garantia-Safra é integrado ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e atende agricultores com renda de até um salário mínimo e meio, que sejam residentes na Região Nordeste, norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais, além do Vale do Jequitinhonha (MG) e Vale do Mucuri (MG).

Em 2012, a primeira folha de pagamento do Garantia-Safra foi divulgada em junho e atendeu 76.028 agricultores de 111 municípios da Bahia e de Minas Gerais. A segunda folha foi publicada em julho, com 157.071 agricultores de 155 municípios de sete estados. Em agosto, o programa beneficiou 276.752 agricultores de 283 municípios.

De acordo com Laudemir Müller, o programa está sendo aperfeiçoado para a próxima safra. “Estamos em um processo de readequação e aperfeiçoamento do programa. Já na próxima safra teremos um aumento no valor do beneficio e das cotas. Certamente, com essa ampliação, teremos, também, um aumento no número de municípios participantes. Por isso, é importante que os agricultores do semiárido já entrem em contato com a prefeitura de seu município e com o seu sindicato, para formalizarem a adesão ao programa”, conclui.

 

 

Enviar comentário:



acompanhe o senador