Acompanhe nas

redes sociais.

Pronunciamentos Materias Relatadas Projetos Currículo
TV Radio Jornais

NOTÍCIAS

27/08/2012 11:41

Pronatec Brasil Sem Misria alcana cerca de 263 mil pr-inscritos

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, já conta com cerca de 263 mil pré-inscritos em todos os estados e no Distrito Federal. Esse resultado corresponde ao número de pessoas encaminhadas pelas equipes de assistência social que atuam na inclusão produtiva urbana nos municípios e no DF. De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, a expectativa era matricular 230 mil alunos neste ano. Na primeira quinzena deste mês, foram feitas 130.341 matrículas em centenas de cursos - entre eles, costureira, eletricista, cuidador de idosos, auxiliar administrativo, operador de computador e pedreiro. 

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Plano Brasil Sem Miséria coordena a oferta de vagas de qualificação profissional. A meta do Pronatec Brasil Sem Miséria é oferecer 1 milhão de vagas até 2014. São cursos de formação inicial e continuada voltados à inserção no mercado de trabalho com duração mínima de 160 horas.

Os cursos são oferecidos em instituições reconhecidas pela qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac e Senai) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os cursos são gratuitos. Os beneficiários recebem alimentação, transporte e material escolar. 

Como participar

O interessado deve ter no mínimo 16 anos e estar inscrito no Cadastro Único paraProgramas Sociais do Governo Federal . Quem quiser informações sobre o Pronatec Brasil Sem Miséria deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria municipal de Assistência Social de sua cidade.

Gabinete do Senador em Brasília
Ala Senador Afonso Arinos - Gabinete 12 | Tel.: +55 61 3311-2118 | Fax: +55 61 3311-1653