Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
06/06/2012

Romero Jucá anuncia R$ 880 milhões para Unidades de Pronto Atendimento

Romero Jucá  anuncia R$ 880 milhões para Unidades de Pronto Atendimento

Brasília -  O ministério da saúde divulgou nesta quarta ( 6)  a seleção de projetos para a construção e ampliação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 hs ) e Unidades Básicas de Saúde ( UBS).  Os benefícios, segundo o ministério da saúde, chegarão a 29,6 milhões de pessoas de 2.265 municípios, inclusive no interior de Roraima. Serão construídas 136 novas UPAs e 5.450 unidades básicas.

A notícia foi dada pelo senador Romero Jucá (PMDB/RR), em pronunciamento no plenário do senado.

“ Com esse anúncio, o governo procura  melhorar o sistema de urgências e emergências das cidades.  Com o funcionamento das Upas, mais 90% dos atendimentos não precisam ser remetidos a unidades de urgência e emergência dos hospitais. Isto ajuda diretamente a quem mais precisa por todo país “, disse Romero Jucá.

O parlamentar fez ainda um apelo para que o ministério da saúde atenda também as comunidades indígenas de Roraima. “. Faço um apelo de recursos de unidades de pronto atendimento no meu Estado de Roraima e também de unidades básicas de saúde para o interior. Inclusive em polos de comunidades indígenas, exatamente para melhorar a qualidade da saúde até a população que está espalhada  em mais de 400 comunidades indígenas no meu Estado”, disse Jucá.

As UBS – Unidades Básicas de Saúde são locais onde o cidadão pode receber, gratuitamente, os atendimentos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e idoso, em odontologia e dispor de medicamentos.

Já as UPAs 24hs fazem parte da rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando o atendimento de urgência e emergência dos hospitais do SUS. Faz parte do sistema o SAMU 192.

 

Fátima Rocha – com M. Saúde  - 06.06.2012

 

 

 

Enviar comentário:



acompanhe o senador