Acompanhe nas

redes sociais.

Pronunciamentos Materias Relatadas Projetos Currículo
TV Radio Jornais

Currculo Romero Juc

Perfil -  Romero Jucá
 
Romero Jucá (MDB/RR) é considerado um dos políticos mais atuante e influente do Brasil, com sólida formação técnica é responsável pela aprovação de projetos importantes e que trazem benefícios para o país e para Roraima, estado que representa.

 

São exemplos desse trabalho, a Lei 13.465 de 2017, conhecida como a nova Lei de Regularização Fundiária que facilitou a titulação de áreas urbanas e rurais na Amazônia Legal. 

 

O prestígio que conquistou em Brasília como líder dos  últimos governos, facilita sua atuação na liberação de recursos para o Roraima, mesmo sendo um dos menores estados do país. No seu terceiro mandado consecutivo, Romero Jucá consolidou a imagem de ser o parlamentar que mais recursos e projetos trouxe para o estado. Obras e ações executadas com o apoio do senador estão presentes nos 15 municípios, ajudando na melhoria de vida da população. 

 

Trabalhando sempre pelo desenvolvimento de Roraima, tem buscado soluções para resolver entraves históricos como a conclusão do Linhão de Tucuruí e o asfaltamento da estrada da Guiana além de ter papel decisivo em conquista estratégicas como a implantação da cultura da soja, autorização para o cultivo de algodão transgênico, certificação do status de Livre da Febre Aftosa e o combate à Mosca da Carambola.

 

O trabalho em defesa dos interesses da população roraimense, inclui a luta pela conquista do direito ao enquadramento, ação que iniciou quando foi governador do estado e enquadrou mais de 12 mil pessoas. Teve papel decisivo na ampliação desse direito com a aprovação e sanção das Emendas Constitucionais 79 e, mais recentemente, da 98 de sua autoria.

 

Romero Jucá é hoje presidente nacional do MDB, o maior partido do Brasil. Foi relator-geral do Orçamento da União  nos anos de 2005, 2013 e 2015.  Segundo Vice-Presidente do Senado Federal em duas legislaturas (54ª e 55ª), e  relator da Comissão Mista do Congresso, para regulamentar dispositivos da Constituição Federal. Foi dele o texto da Regulamentação da PEC dos Empregados Domésticos e teve participação decisiva na aprovação da Reforma Trabalhista no Senado. 

 

Participa relatando matérias e apresentando projetos de interesse da sociedade brasileira em Comissões do Senado Federal. Entre elas: A Comissão de Constituição e Justiça, Assuntos Econômicos,  Desenvolvimento Regional e Turismo, Assuntos Sociais, Serviços de Infraestrutura e na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.

 

Foi apontado por 18 anos, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap, como um dos “cabeças” do Congresso Nacional e, nos outros anos seguidamente, constou na lista dos 10 políticos mais influentes do parlamento. 

 
Gabinete do Senador em Brasília
Ala Senador Afonso Arinos - Gabinete 12 | Tel.: +55 61 3311-2118 | Fax: +55 61 3311-1653